JIFMT: Atletas do campus Várzea Grande arrasam nas modalidades individuais e conquistam 16 medalhas

Publicado por: Campus Várzea Grande / 23 de Maio de 2019 às 10:54

Setenta estudantes atletas do IFMT Campus Várzea Grande participam durante esta semana da 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso, realizado até sexta-feira (24/05) em Barra do Garças/MT. Várias atletas, em sua maioria meninas, conquistaram medalhas de ouro nas modalidades individuais. O primeiro ouro foi conquistado já no primeiro dia (20/05) das competições, no atletismo, por Emanoelly Fernanda Coelho, no 400 metros feminino.

Logo em seguida, Thamires Lucia da Cruz Silva conquistou o primeiro lugar no no salto em distância, na prova de 100 metros e no salto em altura! Emanoelly ainda conquistou seu segundo ouro nos 200 metros. Thamires está em seu segundo JIFMT e conquistou sua primeira medalha de ouro. Para a atleta "foi muito gratificante ver que todos os esforços e dificuldades deram resultados positivos e, no nacional, espero conquistar de novo a medalha de ouro e representar o meu campus e o nosso estado".

Também teve ouro no Judô, com nossa atleta veterana de jogos e medalhas, Bianca Hellen da Cunha Almeida, na categoria meio médio, e uma nova estrelinha de ouro no campus, Ivynny Aldnir Almeida Viana no femino meio leve. Segundo Ivynny, que treina judô desde 2014 no programa "Mais Educação", mas no IFMT, "foi mais complicado participar das competições e dos treinos, pois grande parte da semana é uma correria, eu vivo no IF, mas nunca desisti de treinar".

Para Bianca, o Instituto proporcionou coisas muito boas, dentre elas, ter a oportunidade de participar do JIFMT. "Acredito que a minha partipação nos jogos foi de muita inspiração, visto que no primeiro JIFs, de 2017, eu não consegui obter um resultado tão bom e no de 2018 consegui me superar, me classificando para a etapa nacional, e pra mim foi muito importante obter essas conquistas". "Estou com muitas expectativas para o nacional, acredito que agora eu vou conseguir trazer um ouro, pelo menos é o que eu espero, vou me preparar ainda mais, para conseguir obter essa vitória, que ano passado eu não consegui, pois perdi na final e peguei a vice colocação", finalizou Bianca.

Ontem (22/05) conquistamos ouros no tênis de mesa individual feminino e masculino, com Maria Eduarda Marques Silva e Gabriel Lanes Sobral no comando das raquetes e muito jogo de cintura. A supresa foi a atleta do feminino, que venceu invicta 2 X 0 TODOS os jogos da competição individual do tênis de mesa. Maria Eduarda contou que joga ping pong a cerca de um ano, mas foi nos últimos 2 a 3 meses que começou a treinar tênis de mesa pra valer e que uma das dificuldades encontrada foi se "infiltrar" nos jogos dos meninos no campus. "Foi muito difícil porque os meninos não abriam muito, não tinha nenhuma menina que joga e até hoje quase nenhuma menina vai na mesa jogar", explicou.

Sobre o JIFMT, Maria Eduarda explicou que ganhou no interclasse e foi aí que o professor Kléber deu visibilidade para que ela jogasse e foi aí que começou a treinar, "mas mesmo assim não tive tanta dificuldade nos jogos, eu fiquei muito nervosa, teve hora que nem consegui assinar meu nome, de tanto que eu tremia, mas foi tudo bem e deu tudo certo". Segundo a atleta, o jogo mais difícil foi contra a campeã de Sorriso, mas só se deu conta que tinha saído invicta um tempo depois, durante o jogo de vôlei, então começou a chorar, pois só naquele momento tinha percebido que tinha ganhado todos os jogos. "Como eu estava treinando muito eu pensei, 'ah! eu tenho chance!', eu acredito muito no meu potencial e também a maioria do campus estava me apoiando, meus pais e amigos, então eu achava que eu poderia ganhar, tanto que eu não queria que nenhum jogo fosse 1a, porque eu ia ficar muito nervosa, então eu queria fazer o máximo para ganhar todos de 2X0, mas não foi tão fácil", finalizou Maria Eduarda.

Mas não foi só isso! Também tivemos outras medalhas, tão merecidas quanto as anteriores. Foram elas: pratas em salto em altura feminino, com a Evellyn Maria Santo Duarte, e com Bianca Hellen no arremesso de disco, e bronze no 800 metros rasos, com Emanoelly, no salto em altura masculino, com Thomas Edson Cintra de Aquino e no salto triplo, com Rafael Silvestre. Além disso, Bianca ainda ficou com a prata no judô, categoria feminio absoluto. Por último, durante a manhã de hoje (23/05), a atleta da natação Nathalia Regina Oliveira foi bronze 50 metros livre feminino.

Segundo João Bosco Beraldo, Chefe do Departamento de Ensino e representante da Direção Geral do campus nos JIFMT 2019, "esta edição de longe tem sido a de melhor desempenho dos alunos do campus Várzea Grande, pois logo no primeiro dia já conquistamos 14 medalhas". "Mas o mais importante nem é o número de medalhas em si, é que os servidores que estão participando aqui do evento conseguem sentir que os alunos têm uma oportunidade de receber educação através do esporte, pois não há dúvida que as competições faz com que eles amadureçam como pessoas, como cidadãos, deperta neles o espírito de equipe e solidariedade com quem eles derrotaram, a comemoração com quem eles venceram e o que mais me chama a atenção até este momento é a união dos nossos alunos". finalizou João.

VEJA AS FOTOS NO SITE DOS JOGOS
VEJA AS FOTOS DO DIA 20/05 (CAMPUS VÁRZEA GRANDE)
VEJA AS FOTOS DO DIA 21/05 (CAMPUS VÁRZEA GRANDE)
VEJA TODAS AS FOTOS DOS JOGOS NO FACEBOOK