IFMT

Campus Rondonópolis ganha uma prata e dois bronzes nos Jogos do IFMT

Publicado por: Campus Rondonópolis / 28 de Maio de 2019 às 12:34

Os Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT) acabaram e o Campus Rondonópolis levou para casa medalhas em três modalidades. A delegação que nunca tinha participado do Judô, teve a feliz surpresa de ter os judocas Gabriel Freitas e Letícia Regina Menezes medalhistas de bronze e prata. As outras equipes premiadas foram o handebol e basquete masculino.

A participação dos estudantes no 6º JIFMT foi de muito aprendizados para os 46 estudantes que precisaram a todo momento saber lidar com a pressão e emoção de estar dentro da quadra buscando estar entre os primeiros lugares, na competição que teve a união dos 19 campi de Mato Grosso.

Com relação a competição de Judô, a atleta Letícia competiu na modalidade Meio Leve, e conquistou a medalha de prata lutando contra alunas do campus Diamantino e Várzea Grande. E o atleta Gabriel Freitas, lutou contra alunos de Diamantino, Sorriso e Tangará. Durante a luta acirrada, o aluno teve uma torção no pé, precisando de atendimento médico, e mesmo não podendo continuar na competição, conquistou o bronze.

De acordo com o professor de Educação Física, João Batista, no início do ano foi apresentado para os alunos a estrutura do JIF, desde as etapas que são realizadas até as modalidades disponíveis para participação. E para grata surpresa, dois alunos se candidataram para o judô, modalidade antes nunca levada pelo campus. E devido aos bons resultados dos estudantes, para 2020, a ideia é abrir mais espaço para outras categorias.

“Na busca de oportunizar e fomentar esse esporte junto ao campus, levamos dois atletas. Para nossa satisfação tivemos êxito na descoberta de talento. Isso se tornou um fator importante, para além da conquista, mas principalmente na formação escolar através do esporte. Para os anos seguintes devemos fomentar para representar o nosso campus, nessa nova proposta e ao mesmo tempo oportunizando a variação de participação nas 11 modalidades existentes”, disse João Batista.

Além do Judô, o Campus Rondonópolis foi medalhista também no Basquete e Handebol masculino. Essas duas equipes foram para os jogos com grande expectativa, já que em outros anos já haviam subido ao pódio, como o caso do basquete que ficou com a prata nos jogos de 2018, que aconteceu em Primavera do Leste.

Rondonópolis participou também das modalidades Vôlei de Areia masculino e feminino, que acabaram sendo desclassificados na fase de chaves. No Handebol feminino, os estudantes chegaram até as semifinais. No Tênis de Mesa, que vem pela segunda vez representa o campus, os estudantes passaram por várias rodadas de jogos, mas não conseguiram ficar entre os três primeiros lugares, assim como no Atletismo.

Na avaliação geral dos organizadores do JIFMT, a participação dos estudantes nos jogos é muito positiva para a preparação do estudante para a vida e para o mercado de trabalho. Pois são desenvolvidas habilidades de lideranças e é destacado o controle emocional do estudante, que muitas vezes precisa ser trabalhado na escola para que ele possa encarar os obstáculos do cotidiano com maior autocontrole.