IFMT
início do conteúdo

6º JIFMT: Quase 100 profissionais da área da saúde trabalham para garantir pleno atendimento aos atletas

Publicado por: Campus São Vicente / 23 de Maio de 2019 às 13:57

Mais de 1,3 mil atletas participam da 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), que acontece até amanhã (24 de maio) em Barra do Garças.

Para dar suporte e garantir o sucesso deste grandioso evento, que também se estende aos municípios de Pontal do Araguaia/MT e Aragarças/GO, diversas comissões foram formadas e trabalham arduamente.

Uma das que se destaca no palco dos jogos é a comissão de saúde. Composta por 18 servidores do IFMT e 3 profissionais contratados, a coordenação fica a cargo da Enfermeira-chefe Josilene Dalia Alves, do campus Barra do Garças.

Parcerias firmadas com instituições de ensino com a Univar, Secitec e UFMT também reforçam o time da saúde com mais 72 voluntários, entre formados e estudantes, das áreas da psicologia, fisioterapia, enfermagem, educação física, técnico de enfermagem e farmácia.

Nos três primeiros dias de competição foram registrados 244 atendimentos aos atletas, sendo 149 para o masculino e 95 para o feminino, números que demonstram uma média superior a 80 atendimentos ao dia. Sete destes casos tiveram que ser encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, sem gravidade.

Os maiores registros se mostram nas modalidades futsal e voleibol. De acordo com a servidora Elenice dos Reis Santos, graduada em Farmácia, “os atendimentos mais corriqueiros são as contusões e torções, porém nos preocupa o fato de alguns discentes, na ansiedade de jogar e ganhar, escondem lesões existentes antes do JIFMT e ainda o caso de discentes que descuidam da alimentação e da hidratação”.

O fato de já começarem a jogar machucados também é destacado por Josilene Alves, “eles querem jogar mesmo lesionados, para não perderem a oportunidade de participar do evento que é importante para eles. Depois de alguns jogos, chegando nas semifinais, nas finais, estão ainda mais lesionados”.

De acordo com Isolete Cristina Pereira, que também atua na comissão de saúde, dependendo do local dos jogos, os atendimentos tendem a ser parecidos. “Junto ao vôlei, a maior parte é relacionado ao pulso, por exemplo. No futsal, identificamos lesões nos joelhos, tornozelos”, esclarece.

Os profissionais são categóricos em afirmar que grande parte destes atendimentos poderiam ser evitados apenas seguindo orientações preventivas como: pelo menos 15 minutos de aquecimento antes da competição, hidratação reforçada aliada a uma alimentação saudável, com destaque para a banana como lanche, que é uma ótima opção, dá energia e diminui a chance de câimbras.

Para reforçar o suporte aos estudantes atletas, uma ambulância com enfermagem e uma UTI móvel com médicos estão à disposição caso este atendimento seja necessário.

Acompanhe todos os dias de competição dos JIFMT pelo link: https://www.facebook.com/pg/IFMT.Oficial/photos/?tab=album&album_id=2317377451638937

Sérgio Thompson/IFMT São Vicente